Tempo de leitura: 2 minutos
As operadoras de telefonia vão exigir que os usuários façam o download de um app, pelo qual eles deverão enviar uma selfie, além de dados que já são pedidos atualmente, como RG, CPF e comprovante de residência. A prática será adotada durante a habilitação de novas linhas pré-pagas e tem como objetivo acabar com as fraudes no cadastro deste tipo de serviço. A previsão é de que o procedimento entre em vigor a partir segundo semestre de 2020.
Esta semana, inclusive, tem início a fase nacional do recadastramento de clientes de linhas pré-pagas que tenham problemas de cadastro, e vai até o dia 16 de novembro. Mas, por enquanto, a selfie não será exigida.
Até o início da década passada, nenhum cadastro era exigido para se utilizar uma linha pré-paga no Brasil. Essa facilidade gerou problemas que são sentidos até hoje pelas operadoras, sem falar nas fraudes. O cadastro com o fornecimento de documentos só virou lei em 2003.
Agora, a ideia é eliminar fraudes e golpes por meio de um app que está sendo desenvolvido pela mesma empresa que já cuida da portabilidade entre linhas móveis e fixas, a ABR Telecom. Todos os usuários que precisarem ativar uma nova linha pré-paga terão que baixar o app e usá-lo para enviar uma selfie tirada a partir dele, assim como os outros documentos que serão digitalizados. O app será único e utilizado por todas as operadoras, mas cada uma terá seu próprio banco de dados, o qual não será compartilhado.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), aproximadamente 1,2 milhão de linhas pré-pagas brasileiras possuem inconsistência de dados cadastrais.
O app começa começará a ser testado no início do ano que vem.
TucanoWeb – Especialista em Soluções Web: https://tucanoweb.com.br
TucanoCloud – Especialista em Hospedagens: https://tucanocloud.com.br
Tags: hospedagem barata, hospedagem de sites wordpress, hospedagem de sites, hospedagem vps barata, servidores dedicados, hospedagem de sites barata, criação de sites, criação de sites barata, criação de sites em wordpress, wordpress, sites wordpress, certificado ssl, manutenção de sites, loja online, criação de loja online, criação de loja online barata.