Holograma real, inspirado em Star Wars, é desenvolvido em Tóquio

Tempo de leitura: 2 minutos



Pesquisadores da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio avançaram no desenvolvimento de hologramas funcionais. Eles foram inspirados pelos primeiros projetores cinematográficos do século XIX, e pelo R2D2 naquela cena de Star Wars: Uma Nova Esperança onde a então Princesa Leia Organa envia um pedido de socorro à Obi-Wan Kenobi.

Eles utilizaram nanomateriais de metassuperfície em uma prova conceito chamados. Os materiais são capazes de manipular a luz de uma forma que nenhum outro é capaz, segundo a pesquisa. Assim, desenvolveram um holograma “de verdade” usando a Terra girando em seu eixo como exemplo.

“As metassuperfícies envolvem padrões repetidos muito pequenos em escalas menores que o comprimento de onda da luz”, dizem os pesquisadores. Assim, alterando o caminho da luz, criaram um loop de 48 quadros da Terra girando. É algo simples, com limitações, porém funcional.

Holograma “de verdade”

“Estamos usando um laser hélio-neon como fonte de luz, que produz uma imagem holográfica avermelhada”, disse Kentaro Iwami, engenheiro e autor do estudo. Segundo ele, o objetivo é desenvolver o projeto em cores e que seja possível observá-lo de qualquer ângulo.

Na publicação dos resultados, os pesquisadores ainda citaram ‘hologramas’ de estrelas pop, como aquele do rapper Tupac Shakur. Eles dizem que estes “não são hologramas verdadeiros”, e isso é perceptível “se o espectador mover-se ligeiramente para o lado” da exibição.

Seis horas para ser criado

Para criar os 48 quadros simulando a rotação do planeta, eles utilizaram uma impressora de litografia por feixe de elétrons. Este projeto específico durou seis horas e meia para ser desenhado e trata-se de algo curto e em loop. O filme holográfico, em si, é reproduzido em uma taxa de 30 quadros por segundo.

Como outro exemplo, os pesquisadores calculam que um filme holográfico de seis minutos levaria mais de 800 horas para ser desenhado.



TucanoWeb – Especialista em Soluções Web: Sites à partir de R$299

TucanoCloud – Especialista em Hospedagens: À partir de R$5,83

Orthoborges – Ortopedia Alemã: https://orthoborges.com.br

Ortopedia Alemã: https://ortopediaalema.com.br

Cirurgica Alemã- Ortopedia Alemã: https://cirurgicaalema.com.br

Mobi Medi- Ortopedia Alemã: https://mobimedi.com.br.com.br

Tags: hospedagem barata, hospedagem de sites wordpress, hospedagem de sites, hospedagem vps barata, servidores dedicados, hospedagem de sites barata, criação de sites, criação de sites barata, criação de sites em wordpress, wordpress, sites wordpress, certificado ssl, manutenção de sites, loja online, criação de loja online, criação de loja online barata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *