Malware é encontrado em celular subsidiado pelo governo americano

Tempo de leitura: 2 minutos


Um celular de baixo custo subsidiado pelo governo americano está sendo comercializado com dois malwares pré-instalados, um deles quase impossível de ser removido. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Malwarebytes, que revelou o problema na última quinta-feira (9).

O smartphone em questão é o UMX U683CL, vendido para a população de baixa renda pela operadora Virgin Mobile com subsídio do programa federal Lifeline Assistance, criado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) em 1985 com o objetivo de tornar acessíveis os serviços de comunicação.

Auto-identificado como Wireless Update, o Android/PUP.Riskware.Autoins.Fota.fbcvd é um dos arquivos maliciosos relatados pela companhia, cuja função é realizar a atualização do sistema operacional. No entanto, ele também instala apps automaticamente, mesmo sem a autorização do usuário.

A remoção do malware é impossível em um dos casos. (Fonte: Malwarebytes/Reprodução)

O outro malware identificado é o Android / Trojan.Dropper.Agent.UMX, que funciona agregado ao app de Configurações do dispositivo, tornando a sua remoção praticamente impossível, a não ser que o proprietário esteja disposto a inutilizar o celular. Conforme os relatos, ele leva à exibição de anúncios em tela cheia, mesmo com o display bloqueado.

Riscos

Segundo a Malwarebytes, os dois arquivos maliciosos podem ser usados para distribuir uma série de golpes virtuais, como por exemplo levando o usuário a páginas falsas, facilitando o roubo de dados.

A empresa informou também que os programas, do tipo cavalo de troia, parecem ter origem chinesa, guardando semelhanças com apps desenvolvidos pela Adups, acusada de coletar dados sem consentimento, e revelou ter entrado em contato com os responsáveis pelo programa, não obtendo respostas até o momento.

O UMX U683CL é um celular de origem chinesa, equipado com Android Go, processador Snapdragon 210, 1 GB de memória RAM, tela LCD de 5 polegadas e bateria de 2.000 mAh. Subsidiado pelo governo, ele custa US$ 35 (R$ 144,60 em conversão direta, pela cotação atual).

Cupons de desconto TucanoWeb:



TucanoWeb – Especialista em Soluções Web: https://tucanoweb.com.br

TucanoCloud – Especialista em Hospedagens: https://tucanocloud.com.br

Orthoborges – Ortopedia Alemã: https://orthoborges.com.br

Ortopedia Alemã: https://ortopediaalema.com.br

Cirurgica Alemã- Ortopedia Alemã: https://cirurgicaalema.com.br

Mobi Medi- Ortopedia Alemã: https://mobimedi.com.br.com.br

Tags: hospedagem barata, hospedagem de sites wordpress, hospedagem de sites, hospedagem vps barata, servidores dedicados, hospedagem de sites barata, criação de sites, criação de sites barata, criação de sites em wordpress, wordpress, sites wordpress, certificado ssl, manutenção de sites, loja online, criação de loja online, criação de loja online barata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *